- Escolher corretamente o pneu para cada tipo de trabalho a ser executado;
- Fazer o controle semanal da pressão dos pneus;
- No mesmo eixo os pneus deverão ser iguais;
- O cuidado na montagem e desmontagem dos pneus é importante para evitar danos no talão, o alinhamento das todas deve ser feito corretamente;
- A quantidade exata de água nos pneus deverá ser observada, nunca superior a ¾ do pneu;
- Para evitar trincas nas agarradeiras o cuidado com a falta ou excesso de pressão nos pneus é essencial;
- Para evitar cortes excessivos, ou desgaste da banda de rodagem evite patinar em excesso pois isso também diminui a vida dos pneus;
- A utilização de consertos a frio nos pneus com cortes, não são recomendados, o correto é a vulcanização;
- Não rodar o trator em velocidade maior que 32km/h e não ultrapassar os 8km/h em colheitadeiras;
- Não rodar com tratores ou colheitadeiras em asfalto pois isso ocasiona desgaste prematura nos pneus;
- Quando o maquinário agrícola estiver em serviço nunca pare o equipamento (pneus) sobre poças de óleo, graxas e outras substâncias derivadas de petróleo, porque esses abrasivos danificam a borracha dos pneus;
- Na entressafra, os equipamentos devem ficar acomodados em cavaletes ou o operador deve providenciar a rodagem com o maquinário pelo menos uma vez por semana;
- Tirar os pneus para recapar quando começar patinar fora do normal ou ter no mínimo 10% das agarradeiras, pois o serviço não terá mais um bom desempenho e o consumo de combustíveis aumenta muito;
- Recomendado que em equipamentos de tração 4x4, os pneus dianteiros e traseiros sejam reformados juntos para obter a mesma altura, pois pneus desparelhados causam problemas mecânicos;
- Guardar os pneus que não estão sendo utilizados ao abrigo do sol e da chuva, longe de óleos, graxas e equipamentos elétricos.